Programa de Educação Ambiental
 

           O Zoológico de Bauru é em sua essência um espaço não formal de educação. A área de visitação conta com diversos painéis informativos, possibilitando uma rica visita autoguiada. Além disso, são desenvolvidos diversos projetos, que juntos compõem o Programa de Educação Ambiental. Conheça nossos projetos: 

Visitas agendadas

Grupos escolares podem obter a isenção do pagamento do ingresso, desde que a visita seja pré-agendada pelo telefone (14) 3231-2632, respeitando o limite de 300 estudantes por período. As visitas agendadas ocorrem de terça a sexta-feira e todos os grupos são recepcionados pela equipe de educação ambiental. Neste encontro com duração aproximada de 15 minutos são abordados assuntos como histórico e objetivos do Zoológico, origem dos animais, extinção de espécies e regras de comportamento. Todos os grupos pré-agendados devem trazer a ficha avaliativa para controle de excursões preenchida ou preencher diretamente na portaria.

Visitas monitoradas


As visitas monitoradas são guiadas por um membro da equipe de educação ambiental. São agendadas pelo e-mail educacaozoobauru@gmail.com, mediante o preenchimento do formulário de agendamento. Podem acontecer de terça a sexta-feira, em dois horários: a partir das 8h e a partir das 13h30min. É cobrado o valor do ingresso de cada participante (R$ 5,00). A idade mínima para participação é 05 anos e podem ser atendidos até 20 estudantes por vez. O objetivo e roteiro da visita monitorada são estabelecidos previamente junto ao responsável pelo grupo, podendo abranger diferentes temáticas (animais do cerrado, cadeia alimentar, aves do Brasil, por exemplo). O responsável pelo grupo deverá imprimir a ficha de avaliação e trazer no dia da visita para preenchimento ao final da atividade.

DSCN0218_edited.jpg

Curso de Férias

Há mais de 30 anos o Zoológico de Bauru realiza o Curso de Férias, atividade destinada à crianças e jovens, com o objetivo de estimular o aprendizado e reflexões sobre diversas questões socioambientais. O Curso acontece sempre no período de férias escolares, nos meses de julho e janeiro. São três semanas de Curso, uma para cada faixa etária, sendo o Aprendendo e Brincando no Zoo para crianças de 04 a 06 anos, o Eco Zoo Mirim para crianças de 07 a 10 anos e o Eco Zoo para jovens de 11 a 15 anos. São em média 50 horas de curso por semana, envolvendo atividades educativas realizadas de maneira lúdica, como caça ao tesouro, grito de paz, brincadeiras, dinâmicas, rodas de conversa e visitas a outros espaços. Devido a grande procura, as vagas para participação são sorteadas.

O Bicho do Mês

O Bicho do Mês é um projeto que visa estimular a leitura e o aprendizado sobre as espécies que vivem no Zoo Bauru. A cada mês um animal é eleito e são distribuídas pistas pela área de visitação. As pistas são informações que partem da mais abrangente para a mais específica, assim o visitante levanta diversas hipóteses e segue um roteiro até chegar ao recinto do animal escolhido, onde encontrará um painel com curiosidades sobre a espécie.

Bicho do Mês_edited.jpg
WhatsApp Image 2021-07-22 at 09.10_edited.jpg

Detetive no Zoo


O Detetive no Zoo é um jogo baseado em QR Codes distribuídos pela área de visitação do Zoológico. Apontando a câmera do celular para cada código, são reproduzidos pequenos vídeos que desafiam o participante a encontrar o próximo QR Code. Dessa forma, o visitante pode obter conhecimentos sobre a biodiversidade de uma forma dinâmica e divertida.

O Zoo em em rede: conectados pela educação

O projeto abrange todas as possibilidades de ações educativas realizadas pela internet, como visitas monitoradas, palestras e participação direta em aula. A solicitação de atividades virtuais são feitas pelo e-mail educacaozoobauru@gmail.com. Além disso, o Zoológico de Bauru produz diversos conteúdos informativos e educativos para suas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube). 

f225199e-e43d-4b89-bfe6-1bf32da8a0e3_edited.jpg

Meliponário didático

O meliponário do Zoológico de Bauru tem como objetivo a criação de abelhas melíponas nativas da região e o fortalecimento de suas colmeias, visando que estas enxameiem para o ambiente natural para exercer seu importante papel de polinização. Além disso, a estrutura possibilita o desenvolvimento de atividades educativas e conta com caixas didáticas, onde é possível visualizar o interior de uma colmeia e observar o comportamento das abelhas.
 

Programa Municipal de Educação Ambiental (PMEA)

O Programa Municipal de Educação Ambiental de Bauru (PMEA) é voltado aos alunos do Sistema Municipal de Ensino de Bauru e articula visitas a oito espaços não formais de educação existentes em Bauru e região: Observatório de Astronomia da UNESP, Museu do Café de Piratininga, Museu Ferroviário Regional, Pinacoteca/Casa Ponce Paz, Zoológico, Jardim Botânico, Centro Ambiental Rio Batalha e Estação de Tratamento de Esgoto. Desenvolvido sob a perspectiva da educação ambiental crítica, o PMEA visa despertar nos estudantes reflexões sobre a problemática socioambiental e o sentimento de pertencimento local. 

campanha mico_edited.jpg

Campanhas educativas nacionais

O Zoológico de Bauru participa das campanhas educativas nacionais da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). O Comitê de educação ambiental da AZAB fornece os materiais educativos para a realização das campanhas, que acontecem em diversos zoológicos e aquários brasileiros associados a AZAB. As campanhas acontecem em parceria com projetos de pesquisa da fauna em vida livre e visam despertar o interesse sobre as espécies e os problemas que enfrentam. Já foram trabalhadas as seguintes campanhas: "Minha amiga é uma anta", "Tem tatu na toca", "Sou amigo do lobo", "Ano do papagaio", "Quanto mais mico melhor", "Levante esta bandeira", "Pode ir deixando o cavalinho no mar" e "Não deixe as cores se apagarem".

Projetos em parceria

Sendo um espaço não formal de educação, o Zoológico de Bauru abre possibilidades para o desenvolvimento de diversos projetos educativos em parceira com outras instituições. Alguns dos projetos realizados em parceria são: Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (SIMAB), Bio na Rua em parceria com o curso de Biologia da UNESP de Bauru, Clube a Agentes Multiplicadores junto à projetos sociais e curso para professores em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. Instituições interessadas podem entrar em contato pelo e-mail educacaozoobauru@gmail.com.

20190607_143021_edited_edited.jpg